Fone: 55 (62) 3932 -1140   Email: pericias@peritoseassociados.com

Área Que

Atuamos

INSPEÇÃO PREDIAL

Pioneira no ramo de vistorias técnicas, atuando no mercado de vistorias desde 1.999, cuja equipe é formada por profissionais devidamente qualificados ao exercício legal da profissão. Nesse enfoque coloca a disposição dos administradores e demais interessados a “inspeção Predial sendo que a mesma vem evoluindo, pois de simples vistoria de orientação à manutenção, a disciplina, atualmente, engloba aspectos técnicos e de uso.

A Inspeção Predial é instrumento fundamental nas transações imobiliárias para determinar a condição de conservação do imóvel e sua correta avaliação, a inspeção predial possui, ainda, outras finalidades, tais como orientar o futuro plano de manutenção, facilitar a administração condominial, determinar responsabilidades e preservar a garantia imobiliária dos prédios novos.

Ela está vinculada à forte cultura de manutenção consolidada nos países desenvolvidos, dadas as reconhecidas vantagens econômicas e sociais da preservação patrimonial. O prolongamento da vida útil, a maior segurança e a preservação do conforto que são propiciados pela adequada manutenção constituem benefícios inegáveis, além de evitar a desvalorização imobiliária e degradação urbana que limitam o progresso e o turismo.

A metodologia e roteiro da inspeção predial estão consignados em norma técnica. A primeira etapa dessa atividade consiste na seleção do nível de profundidade pretendido para a verificação, sendo três os níveis previstos na norma, sendo:

O nível 1 - é o mais simples, com a inspeção do prédio realizada por um único profissional, recomendado para residências e pequenos edifícios.

O nível 2 - mais avançado, contempla alguns testes e medições de determinados sistemas, tais como as instalações elétricas, devendo ser realizado, no mínimo, por dois profissionais de diferentes especialidades, sendo recomendado para edifícios de múltiplos andares.

O nível 3 - a verificação requer equipe multidisciplinar, testes, ensaios e plano de manutenção, sendo o procedimento indicado para edifícios complexos, tais como as instalações hospitalares, os shopping centers, os edifícios comerciais inteligentes e demais edificações similares.

A classificação quanto ao grau de urgência de uma anomalia deve sempre ser fundamentada, considerando os limites e os níveis da inspeção predial realizada.

 

  • Crítico: Risco iminente contra a saúde e segurança;
  • Regular: Risco a funcionalidade;
  • Mínimo: Risco de desvalorização precoce;

Como funciona:

As Vistorias realizadas pela Peritos & Associados pode acusar, entre outras, as seguintes ocorrências:

* Necessidade e complexidade                                 * Danos elétricos e   hidráulicos

  de possíveis obras                                                    * Fachadas danificadas

* Infiltrações                                                                  * Drenagem inadequada

* Trincas                                                                        * Armaduras expostas            

* Entre outras...

As consultas técnicas são realizadas “in-loco” com o objetivo de IDENTIFICAR a causa do problema, INDICAR soluções técnicas adequadas para solucionar o problema e, ORIENTAR o condomínio caso seja constatada uma eventual situação de risco. O resultado da Inspeção Predial é registrado em relatório técnico (imparcial) emitido após a visita de profissional ao local (com data e hora marcada), evitando assim, se gastar fortunas em consertos e reparos que só fazem “camuflar” o problema.

Vantagens

1 – Reduz Custos

2 – Define o tipo de reparo a ser realizado.

3 – Evita gastos com reparos provisórios.

4 – Aponta responsabilidades.

5 – Orienta o processo de cotação.

Visando facilitar o seu dia-a-dia, a Inspeção Predial, vem evoluindo, pois de simples vistoria de orientação à manutenção, a disciplina, atualmente, engloba aspectos técnicos e revela o exato local necessário a serem executados os serviços.

A Inspeção Predial é instrumento fundamental nas transações imobiliárias para determinar a condição de conservação do imóvel e sua correta avaliação, a inspeção predial possui, ainda, outras finalidades, tais como orientar o futuro plano de manutenção, facilitar a administração condominial, determinar responsabilidades e preservar a garantia imobiliária dos prédios novos.

                                           

 

A relação e ordem de prioridades determinadas na norma possibilitam classificar o estado de conservação do edifício, que, segundo a mesma, pode ser crítico, regular ou satisfatório.

A inspeção predial tem sido adotada por administradores e gestores de carteira imobiliária com absoluto sucesso, principalmente em condomínios residenciais e comerciais.

O poder público tem recebido com interesse os projetos de lei visando à implantação da inspeção predial, principalmente para resguardar a segurança e proteção dos usuários das edificações.

Na média, o custo da implantação da inspeção predial é de aproximadamente dois salários mínimos anuais, constituindo-se verdadeiro investimento em segurança, proteção, saúde, conforto, valorização imobiliária e, principalmente, redução de despesas condominiais.

                                           

 

Sua conta de Energia está muito alta? Qual seria o real motivo? Seria desperdício ou perda de Energia?

A valorização de um patrimônio se dá quando à atenção nos aspectos PREVENTIVOS, pois prédios com a mesma idade e plantas similares têm suas unidades privativas com valores de mercado diferentes em função do estado de manutenção e conservação do prédio. Os edifícios com boa manutenção preventiva também tendem a ter o custo dos condomínios reduzido. Pois o custo da prevenção é sempre menor que o da correção.


Finalmente, é necessário destacar que a inspeção predial se insere no âmbito do programa de Inspeções Técnicas de Engenharia, PPEU (Promoção, Projeto, Execução e Uso), estabelecido pela Engenharia Diagnóstica, visando à qualidade predial total.

O associado SECOVI poderá ainda ter grandes benefícios no que compreende as vistorias de cunho Judicial, seja às Inspeções Ordinárias, podendo se valer do uso da mesma para fins sub judice aquelas em que não obstante o proprietário insatisfeitos com os problemas de ordem estrutural, infiltrações, aspectos envolvendo panes hidráulicas e elétricas, estas comuns em prédios ainda em garantia pela construtora. Ainda assim poderemos acompanhar a execução de empresas contratadas para manutenção, reforma e ampliação.

Vistoria de nunciação e embargo de obra nova - tem objetivo de determinar a interrupção de uma determinada obra em decorrência de riscos e prejuízos a terceiros, neste caso cabe o conhecimento com o máximo de perícia para não prejudicar a obra e todos os envolvidos. A vistoria de nunciação de obra nova tem o objetivo de impedir que o co-proprietário faça qualquer obra que resulte prejuízo ou alterações do bem comum.

Consulte-nos

Fotos